terça-feira, 19 de junho de 2007

Oscar Niemeyer: O centenário de um gênio

Foto: Ana Rita Fernandes
Arquiteto brasileiro, formado em 1935 na Universidade do Brasil, o carioca Oscar Niemeyer tem um imenso acervo da sua arquitetura que leva imprimido o seu traço, mundialmente considerado único. Niemeyer revelou uma originalidade e imaginação inigualável que lhe consagraram líder da arquitetura moderna. Suas obras estão edificadas em várias partes do Brasil e do mundo.

A Igreja São Francisco de Assis, conhecida como “igrejinha da Pampulha” (foto acima), o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Clube integram o Conjunto Arquitetônico da Pampulha que lhe foi conferido pelo então prefeito da Capital mineira em 1940, Juscelino Kubitschek. Edifícios estes que foram concluídos em 1943.

Na Praça da Liberdade, também em Belo Horizonte, o arquiteto imprimiu seu desenho na Biblioteca Pública Luiz de Bessa e, em 1954, no residencial Edifício Niemeyer.
O prédio de 11 andares com dois apartamentos em cada dá a impressão, na sua fachada externa, de ser bem mais alto. Isso é o resultado de três brises – recortes – colocados em todos os andares. Sua forma é, ao mesmo tempo, de uma incrível simplicidade e belíssima ousadia.

Nascido no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907, Oscar Niemeyer completa o seu centenário neste 2007. São cem anos de uma personalidade ilustre, o patrimônio brasileiro da arquitetura moderna mundial, o maior arquiteto de todos os tempos; o genial Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário: